G2B: PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS

“Doing together what no one can do alone” Desde 2016, a GFSI assumiu o papel, que somente uma entidade global dessa envergadura pode conseguir: o de realizar reuniões entre entidades governamentais e setor privado – os “G2B Meetings” (Government-to-Business) como o objetivo de discutir oportunidades comuns para fazer avançar a Segurança de Alimentos no mundo. LIDERANÇA DA GFSINas Parcerias Público-Privadas a GFSI tem papel de líder. QUEM FAZ PARTE?Atualmente o G2B já conta com 125 participantes, incluindo 29 governos nacionais (Brasil está fazendo parte), 38 agências governamentais, 10 Organizações Intergovernamentais e as empresas representadas pelo quadro de Diretores da GFSI. Fazem parte destas conversações 7 das mais importantes Organizações Internacionais. —- OMC/ STDF – Organização Mundial do Comércio/ Fundo para Aplicação de Normas e o Fomento do Comércio: visa a maior participação do setor privado em projetos de capacitação através da aplicação do Programa Global Markets da GFSI, com a finalidade de cumprir as medidas sanitárias e fitossanitárias para exportação de produtos conforme acordo SPS (Medidas Sanitárias e Fitossanitárias).

– Codex Alimentarius: estabelece normas para alimentos visando a práticas justas no comércio /importações e exportações, com foco em vários aspectos importantes para proteção da saúde dos consumidores, tais como contaminantes alimentares e resistência antimicrobiana.

– OIE – Organização Mundial de Saúde Animal: colabora em questões relacionadas com saúde animal e Segurança de Alimentos

– UNIDO – Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial: fornece treinamentos para capacitação em segurança dos alimentos conforme o Programa Global Markets da GFSI, em vários países da Ásia, Oriente Médio e Golfo Pérsico.

– IFC – Corporação Financeira Internacional, Grupo Banco Mundial: visa o incentivo via investimentos em Segurança de Alimentos. Oferece benefícios aos fornecedores que possuem certificação reconhecidas pela GFSI e engajados em Programas Global Markets da GFSI

– GFSP – Parceria Global de Segurança de Alimentos (Parceria Global de Segurança de Alimentos): visa expandir o Programa Global Markets da GFSI na África e na Índia.

Nota das autoras: No início o Brasil não fazia parte destes encontros. Mas a GFSI relacionou os países agora participantes e para nossa grata surpresa o Brasil está fazendo parte!!!Dra. Ellen Lopes, que participa dessas conferências já há 12 anos consecutivos, procurou por várias vezes discutir com autoridades do Mapa e da Anvisa sobre a importância de sua participação nos eventos da GFSI – nas reuniões G2B e nas da Conferência, sem ter encontrado eco. Em 2019 tivemos a participação do Dr. Guilherme Costa, que é do Mapa, mas que na época estava presidindo o Codex Alimentarius. Pensamos que ele tenha conseguido realizar essa sensibilização. Mas vale dizer que nem em 2019 nem em 2020 havia algum membro representando o Mapa ou a Anvisa na lista de participantes da Conferência.Como as reuniões G2B ocorrem antes ou em paralelo à Conferência e são à portas fechadas, não sabemos ainda quem seria o nosso representante. Se alguém tiver mais notícias a respeito, pedimos nos informar.

Autor: Mayara Athayde e Dra. Ellen Lopes

Fonte: Conferência da GFSI 2020 e site Mygfsi.com

Foto: Mygfsi.com

Português PT English EN Español ES