Dia Nacional do vinho
🍷🎉 Comemorando a cultura do vinho: Dia Nacional do Vinho 🎉🍷
No Dia Nacional do Vinho, celebrado sempre no primeiro domingo de junho, comemoramos não apenas a bebida, mas toda a riqueza histórica e artística que ele representa. Desde tempos remotos, o vinho tem tido um papel fundamental na cultura da humanidade e a sua harmonização com outros alimentos se tornou uma forma de arte singular.
📌São muitos os variados tipos de vinhos, cada qual com suas particularidades especiais. Alguns dos tipos mais comuns são:
🍷Vinho Tinto: Produzido a partir de uvas escuras, a pele é mantida em contato com o mosto durante o processo de fermentação para obter cor, taninos e aromas.
🍷Vinho Branco: Produzido principalmente a partir de uvas claras ou brancas, sem a pele, o que acarreta em uma bebida mais translúcida. Pode ter um sabor seco ou levemente doce.
🍷Vinho Rosé: Produzido a partir de uvas escuras, porém com maceração reduzida, resultando em uma tonalidade rosada. Apresenta variações de seco a doce, e é comumente relacionado a notas de frutas vermelhas.
🍷Vinho Espumante: Qualquer tipo de vinho com gás carbônico, podendo ser branco ou rosé. Alguns exemplos são Champagne, Prosecco e Cava.
🍷Vinho Fortificado: São vinhos que recebem uma adição adicional de álcool, como o Vinho do Porto, o Jerez (Xerez) e o Marsala. Possuem longa durabilidade e são frequentemente apreciados como bebidas de entrada ou para finalizar uma refeição.
🍷Vinho Doce: Feito com uvas ricas em açúcar, o Vinho Doce possui um paladar adocicado. Alguns exemplos são Sauternes e o vinho de sobremesa conhecido como Vinho do Porto Tawny.
🍷Vinho de Sobremesa: Vinhos mais adocicados, normalmente apreciadas após a refeição, como o Porto, e vinhos de gelo, como o Eiswein.
Estes são alguns exemplos, existem diversos outros tipos de vinho, cada um apresentando suas particulares variações de aroma, sabor e estrutura.
Autor: Comunicação IFDrs
Referência: História do vinho. Disponível em: <https://revistaadega.uol.com.br/artigo/no-dia-mundial-do-vinho-conheca-a-historia-da-viticultura-no-brasil.html>
0 Comentários