Suspeita de trabalho escravo de macacos leva grande redes de varejo a cortarem o fornecimento
Como foi levantada essa suspeita?
Através de investigações da PETA Ásia, entidade sem fins lucrativos para defesa dos direitos, que alega ter evidenciado uso de mão de obra de macacos em indústrias de coco na Tailândia. A PETA informou ainda que alguns produtores escondem os macacos dos auditores.
Por conta disso, grandes redes de varejo como a Target, Costco, Wegmans, Food Lion e Stop & Stop cortaram compras dos produtos da Theppadungporn que produz a marca Chaokoh. A Costco está investigando via auditorias se existe de fato a exploração de trabalho de animais para caso possa, voltar a adquirir os produtos da empresa.
Como se posicionou a Theppadungporn?
Em artigo publicado no USA Today a empresa alega que as plantações de coco foram auditadas por uma empresa de terceira parte e que não foi encontrado o emprego de macacos. Publicou também um comunicado na suas redes sociais alegando que 100% dos seus fornecedores assinaram um MOU, Memorando de Entendimento, em que se comprometem a não ter trabalho escravo em suas fazendas.
E quanto à legislação?
>>>Na Tailândia
Em 2014 foi aprovada uma lei Contra os Maus-Tratos dos Animais, com pena para quem infligir maus-tratos, abandonar ou causar dor ao animal. Porém, por enquanto aparentemente a legislação vigente é insuficiente e não vem sendo cumprida 100%.
>>No Brasil
Isso caracteriza um crime contra o meio ambiente, contemplado na lei n° 9605 – Art. 32. dos crimes contra a fauna: “abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.”
Importância da gestão do fornecedor
A Gestão de fornecedores é de extrema importância para garantir a produção de um alimento seguro e com qualidade, sendo recomendado que se considere também as três dimensões da sustentabilidade: economia, sociedade e meio ambiente, para assim garantir a maior satisfação dos consumidores bem como garantir credibilidade.
Os critérios normalmente mais empregados para a seleção de fornecedores são: garantia de segurança de alimentos além de preço, qualidade, disponibilidade e prazo de entrega, mas diante de um caso como o apresentado, esse aspecto deve passar também a ser avaliado com rigor e profundidade em todos os produtores onde isso for um risco potencial.
Autor: Mayara Athayde, Relacionamento IRSFD
Fontes:
Texto:
BRASIL. Decreto-lei n°9605, de 12 de fevereiro de 1998. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm> Acesso em jan.2021.
– https://www.facebook.com/ChaokohUK/> . Acesso em jan.2021.
– https://www.peta.org/features/chaokoh-coconut-milk-monkeys/> Acesso em jan.2021.
– https://www.cnnbrasil.com.br/business/2020/11/01/empresa-dos-eua-deixa-de-adquirir-produto-de-marca-acusada-de-trabalho-animal> Acesso em jan.2021.
Imagem: Pixabay
0 Comentários