Desvendando as alterações da 9ª edição da norma SQF – P.04 – LeAnn Chuboff, Vice President, Technical Affairs, SQF
SÉRIE SQF Global Conference 2020 📡
IRSFD Observatory
Você perdeu os posts anteriores? Então acesse: http://bit.ly/3oCierp e http://bit.ly/38E0h6l
Hoje continuamos e finalizamos o relato das alterações chave da Norma SQF 9ª edição:
Alterações no módulo de Boas Práticas de Fabricação. As principais foram:
- Localização e construção das instalações agora também aborda: materiais de construção, iluminação e acessórios de iluminação; área de inspeção/ controle de qualidade; proteção contra poeira, insetos e outros animais nocivos; ventilação, equipamentos e utensílios; terrenos e estradas.
- O item Operação das instalações agora também contempla: reparo e manutenções, equipe de manutenção e empreiteiros, calibração, prevenção de pragas, sanitização e limpeza.
- No item Higiene pessoal e bem-estar identifica onde deve haver sinalização para lavagem das mãos; a categoria roupas e objetos pessoais agora inclui lavagem, roupas de proteção e jóias; e as instalações para funcionários também incluem vestiários, banheiros e salas de descanso.
- No item Suplemento de água, gelo e ar foi adicionado um requisito de plano de contingência se acaso o abastecimento de água potável for considerado contaminado; e a necessidade de inclusão do gelo na avaliação de risco de segurança de alimentos.
- No item Recebimento, estocagem e transporte, nova cláusula foi adicionada para garantir que todo o material seja recebido e estocado adequadamente para evitar o risco de contaminação cruzada, além de novo requisito para o design do local de carga e descarga a fim de proteger o produto durante o carregamento e descarregamento.
- Adicionada no item Separação de funções: equipamentos feitos de materiais que podem se desgastar ou se deteriorar com o tempo devem ser inspecionados com uma frequência regular. Além disto, o ar ambiente em áreas de alto risco deve ser testado pelo menos anualmente.
- O item agora denominado depósito de lixo, tem como destaque a remoção e armazenamento eficazes (se necessário) de águas residuais.
E por último, algumas alterações resultaram da consulta pública:
- Não há mais a necessidade de teste de ar ambiente em todos os locais. Há obrigatoriedade somente em locais de alto risco.
- Os requisitos para laboratórios internos devem estar de acordo com os requisitos da ISO/IEC/17025, mas não é preciso ser acreditado na ISO/IEC/17025. Já os laboratórios externos devem ser credenciados para ISO/IEC/17025, ou padrão internacional equivalente.
Quer baixar os códigos SQF?
Acesse: https://www.sqfi.com/resource-center/sqf-code-edition-9-downloads/
Autor: Luísa Freire, Colunista do IRSFD:
Mini bio: Luísa é Engenheira de Alimentos e Doutora em Ciências dos Alimentos. É Pesquisadora Colaboradora da Unicamp com foco em Microbiologia de Processos e Termobacteriologia, Segurança dos Alimentos, Processos Fermentativos com amplo domínio em análises microbiológicas e análises físico-químicas, cromatografia, espectrometria de massas e análise de dados.
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/luisa-freire-29a47b72/
Curadoria: Ellen Lopes e Mayara Athayde
Fonte:
Evento SQF Global – Palestra Codebreakers seu Guia introdutório às mudanças na edição 9. Palestrante:LeAnn Chuboff
Códigos SQF. Disponível em: <https://www.sqfi.com/resource-center/sqf-code-edition-9-downloads/>.
Norma SQF. Disponível em: <https://s2gestao.com.br/sqf/>.
0 Comentários